QUAL MELHOR HORÁRIO PARA POSTAR FOTO NO INSTAGRAM?

QUAL MELHOR HORÁRIO PARA POSTAR FOTO NO INSTAGRAM?

Essa deve ser a pergunta de um milhão para todo mundo que trabalha com marketing digital. Afinal, qual é o melhor horário para postar foto no Instagram? E a resposta é: depende. 

Isso pois estamos falando de um aplicativo que, se fosse um país, seria o terceiro mais populoso do mundo, com 1 bilhão de pessoas dentro dele. Ou seja, a cada sete pessoas, de muitas culturas e formas de pensar, uma está na rede social.

Os números da rede social são impressionantes. E isso denota, entre outras coisas, a força do Instagram. Além do enorme desafio que ele representa.

Veja também:

Assim, é necessário que você se valha de estratégias para uma melhor interação com o seu público. E isso inclui saber a hora certa de postar as suas fotos. As suas. Já que não existe uma fórmula mágica igual para todos. Dessa forma, você poderá receber mais visibilidade e interação em seus posts. Além disso, para obter mais curtidas e views,você também pode utilizar o método de comprar visualizações reels no Instagram, curtidas e seguidores.Já faça o teste e veja acontecer.

Quais As Melhores Horas Para Postar no Instagram?

Como nós já dissemos na introdução não existe uma resposta padrão para essa pergunta. E nunca existirá.

Existem as marcas mais diversas na rede. Que tendem, assim, aos públicos mais diversos. Que acessam nos momentos mais diversos o Instagram.

Além disso, existem variáveis de nicho, posicionamento e comportamento envolvidos. Assim, o ideal é que você utilize ferramentas de análise para determinar os melhores horários para você. No entanto, você não precisa começar do zero.

Existem pesquisas a cerca do comportamento de diversos segmentos de usuários no Instagram. E essas pesquisas podem ser usadas para nortear o seu calendário de postagem.

Embora, não sejam respostas definitivas, elas nos dão um ótimo lugar para começar. Como você verá abaixo.

Horários de Pico Para Engajamento

Esse termo é utilizado para determinar em quais horários os usuários mais interagem com as postagens, de uma forma geral. Assim, eles podem, ou não, serem referências para o seu negócio.

Caso você não tenha dados mais específicos, pode começar por aqui. Veja mais abaixo quais são eles:

  •     Domingo: entre 10h e 14h;
  •     Segunda-feira: entre 11h e 17h;
  •     Terça-feira: 5h e entre 9h e 18h;
  •     Quarta-feira: 5h, 11h e 15h;
  •     Quinta-feira: 5h, 11h e 15h;
  •     Sexta-feira: 5h e entre 9h e 16h;
  •     Sábado: 11h.

Podemos tirar algumas informações disso. Por exemplo, entre as 14h e as 15h é o melhor dia de forma geral. E as 5h de terça-feira e sexta-feira apresentam um engajamento anormal.

Além disso, o horário de almoço também é bastante interessante. Em qualquer dia da semana.

Melhor Horário Para Postar Foto no Instagram Para ONGs

ONGs ou OSCs seguem uma lógica um pouco diferente. Isso pois o horário de pico é das 12h às 17h, em dias de semana. Sendo terça-feira o melhor dia e sábado o pior.

Melhor Horário Para Postar Foto no Instagram Na Área da Educação

O melhor horário para esse segmento é nos dias de semana, entre as 11h e às 16h. Sendo o melhor dia a segunda-feira (especialmente, às 20h) e o pior o domingo.

Melhor Horário Na Área da Saúde

O horário crucial, na área da saúde, é às 13h de uma terça-feira. E, de maneira geral, de terça-feira à quinta-feira, das 9h às 16h. e, novamente, nos finais de semana, não é uma boa ideia.

Melhor Horário Para Postar Foto no Instagram No Setor de Tecnologia

Aqui, o horário onde suas postagens terão maiores resultados é às 10 h de quarta-feira, praticamente no meio da semana. E, de quarta-feira à sexta-feira, das 10 h às 17 h. Por outro lado, o domingo deve ser evitado.

Horário de Pico no Instagram Para o Varejo

Empresas que vendem para outros CNPJs obtêm maiores vantagens quando postam às 11 h e às 13 h, no sábado. Porém, todos os dias, entre Às 10 h e às 15 h, é possível notar uma alta considerável. No entanto, a segunda-feira parecem ser os piores dias.

Melhor Horários Para Postar Foto no Instagram Para Bens de Consumo

No segmento de alimentação e vestuário (e outros bens de consumo), os melhores horários são 15 h na quarta e 10 h no sábado. E, de forma geral, entre 10 h e 15 h de segunda-feira à quinta-feira. E o domingo acaba ficando com o dia menos propício.

Horários de Pico no Instagram Para Veículos de Mídia

Para quem trabalha com imprensa ou mídia, é melhor focar na quinta-feira às 9 h. E ter um trabalho constante, entre quarta-feira e sexta-feira, das 8h até às 10h. No entanto, o trabalho será pior recompensado aos sábados e domingos.

Quais São Os Melhores Horários para o Instagram Stories?

Esse é um tópico que merece um destaque especial. Isso pois os stories são quase um aplicativo à parte.

A autonomia é tão grande que as métricas são bastante diferentes do Instagram em si. Além de seus recursos e  sua própria utilização.

Assim, se você possuir uma ferramenta de análise, vale a pena verificar os seus stories em separado. Os stories são tão inovadores que, ainda, não existem estatísticas sobre os seus horários de pico.

Assim, de maneira geral, o mais interessante é postar quando só seus seguidores estiverem mais ativos. No entanto, existem formas de determinar isso. Tanto para os stories, quanto para todo o Instagram.

Como Eu Defino Os Melhores Horário Para Postar Foto no Instagram?

Como dissemos, essas informações nos dão um norte. No entanto, não existe fórmula mágica quando o assunto é marketing digital. Mas existem maneiras de saber qual é o melhor cenário para você. Para isso, você pode usar algumas ferramentas.

Instagram Business

É possível ter acesso a estatísticas melhores, apenas, convertendo a sua conta para comercial. A partir disso, é possível ter acesso ao Instagram Insights.

Assim, você consegue saber quais são os horários de pico da sua conta. Além de diversos dados demográficos e de comportamento dos seus usuários.

Conhecimento do Seu Público

Pode parecer batido, mas isso é fundamental. Isso pois entendendo o que o seu cliente pensa, você pode saber do que ele gosta. E isso inclui o horário em que ele acessa o seu perfil.

Assim, você consegue se antecipar a eles. E, novamente, surpreendê-los de maneira positiva.

Descubra Para Onde Você Está Falando

Informações geográficas são mais valiosas do que se imagina. Isso pois envolvem conhecer a cultura implícita de uma pessoa. Além de outras características. Como, por exemplo, os fusos horários, que são fundamentais para determinar os horários de pico.

Não Se Esqueça do Horário Comercial

Isso vai depender, novamente, do seu segmento. Isso pois alguns não são muito visualizados nessa faixa. Enquanto outros não podem ter resultados tão bons fora dela.

Teste, Teste e Teste

No marketing, o teste é fundamental. Isso pois as avaliações automáticas, dificilmente, mostram a configuração ideal, logo de cara. Assim, você deve escolher uma abordagem e testá-la. Mantê-la se der certo ou refinar-lá caso contrário.

Recomendamos que comece a seguir perfis de seus concorrentes e analisar o perfil deles, que horários eles postam, qual os posts que geraram mais engajamento, em que horário porque. Assim você terá uma base melhor sobre qual o melhor horário para se postar no instagram.

Veja também:

Use Ferramentas

Existem ferramentas externas ao Instagram que o complementam otimamente. Uma é o app UNUM, disponível para Android e iOS. Mas, para além dele, muitas outras podem ser testadas e lhe ajudar.

Fique atento à concorrência.

Não tenha medo de ver o que está dando certo com seus concorrentes. Afinal, é muito melhor aprender com os erros dos outros do que com os nossos. E muito mais barato também.

O importante é saber que não existe uma resposta única para qual melhor horário para postar foto no Instagram. Mas, através de testes e estatísticas, você consegue determinar o mais adequado para você.

Deyvison Leandro

Deyvison Leandro

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.