O que são Meta Tags e qual a importância delas para o SEO?

O que são Meta Tags e qual a importância delas para o SEO?

Para obter melhores classificações nos resultados de pesquisa é necessário pôr em prática uma série de boas práticas de otimização para os mecanismos de pesquisa (SEO), entre elas está a utilização de Meta Tags para SEO. E é por isso que hoje nós trazemos um gerador de meta tags online e gratuito para gerar boas meta tags personalizadas para o seu site.

As meta tags personalizadas desempenham um papel fundamental no seu site, ela ajuda os mecanismos de pesquisa a indexar e rankear o mesmo. Aumentando suas chances de subir para a primeira página do Google.

Estas tags também fornecem dados sobre a sua página para os usuários, o que pode ser decisivo na escolha do usuário em acessar ou não sua página.

Meta tags e tags de título no mecanismo de pesquisa ficam visíveis aos usuários e é o que pode aumentar os acessos do seu site, simplesmente por modificar essas duas tags tão importantes para o SEO do seu site.

Os mecanismos de pesquisa indexam mais facilmente seu conteúdo se ele tiver meta tags personalizadas para determinar seu conteúdo. Por isso é super importante otimiza-las para indexar melhor as suas páginas e nada melhor do que fazer isso a partir de um gerador de meta tags online e gratuito. Quer saber mais sobre isso? Venha conosco que iremos lhe falar mais sobre.

O que são meta Tags?

As Meta Tags não são nenhum bixo de sete cabeças, não passam de marcações em formato HTML que facilitam os mecanismos de pesquisa a saber do que se trata a sua página para uma melhor indexação, ou seja, ela pode ser decisiva na hora de conseguir uma boa colocação nos resultados de busca.

Utilizar Meta Tags faz você ter uma vantagem competitiva para alcançar um bom posicionamento nos resultados do Google e outros motores de busca.

Resumindo, meta tags são apenas etiquetas que são úteis para os motores de busca, como o Google, identificarem o que é o seu conteúdo com facilidade e agilidade.

Para que você entenda melhor, nós podemos fazer até uma analogia para exemplificar. 

Se imagine entrando em uma biblioteca onde existem milhões de obras amontoadas e desordenadas uma em cima da outra.

Eles estão em completa desordem, não sendo separadas nem por gênero, autor, título ou qualquer separação que você possa imaginar.

Com isto, se imagine tentando encontrar um livro em específico. Você já deve imaginar que será como achar uma agulha no palheiro, correto?

Com isto, pense que essa imensa biblioteca é a internet, com bilhões de páginas espalhadas em sites de todos os tamanhos e gêneros.

Nesta analogia, o Google seria o bibliotecário que tem a árdua missão de organizar e categorizar todo esse conteúdo para que o usuário não tenha muitos problemas na hora de buscar algo em específico.

Ai que entra a importância das meta tags, elas servem como um resumo do conteúdo da página para que o google possa reconhecer e indexar mais rapidamente a mesma.

Porque usar meta tags no seu site?

No SEO as meta tags tem uma importância enorme, já que elas formam uma ligação praticamente direta com os mais diversos mecanismos de buscas que existem.

Quando os buscadores varrem a internet em busca de sites com páginas relevantes para atender as questões do usuário, eles dão mais relevância às páginas que facilitam seu rastreamento.

Sem as meta tags é como se tentasse encontrar um tesouro escondido sem que existisse a trilha ou o X no mapa.

É possível? Sim. Mas torna o trabalho muito mais difícil do que seria caso tivesse a marcação correta.

Porque as meta tags são importantes para SEO?

As meta tags auxiliam seu site a se classificar nas palavras chaves relevantes para o seu nicho, por isso é crucial você fazer uma boa seleção de palavras chaves, para que o seu conteúdo performe bem. 

Suas meta tags podem impulsionar a classificação de seu site para as palavras-chaves mais relevantes e aparecer em uma posição bem mais elevada nos resultados dos motores de busca.

Os usuários sempre utilizam palavras-chaves na hora de buscar um conteúdo, assim, ao buscar, eles encontram sites relevantes para suas consultas. Se você escolher as palavras-chave certas, ajudará a classificar seu site nos resultados de pesquisa para os leads certos e, consequentemente, ter muito mais clientes.

Ao colocar tais palavras-chave em suas metatags, você ajuda o Google a entender do que se trata seu site e, assim, o Google pode indexar suas páginas com mais precisão. Você aparecerá em resultados de pesquisa mais relevantes para as palavras-chave que seu público está buscando.

Onde colocar as meta tags?

Você deve estar se perguntando: ‘Mas como inserir meta tags no site?”

Na verdade é bem simples, basta você saber modificá-las de acordo com o seu construtor de sites utilizado.

Alguns exemplos são WordPress, Wix e Blogger.

No WordPress é possível utilizar a simples solução de Plugins, como Yoast SEO ou Rank Math, ambos são gratuitos e permitem a edição das meta tags sem maiores dificuldades.

Já o Wix oferece diferentes soluções para cada tipo de tag, então recomendamos que você procure diretamente na Central de Ajuda da plataforma, lá eles irão lhe ajudar melhor.

No Blogger, o método mais conhecido é por meio do painel de controle nativo.

Conclusão

Com isto você já deve saber o que são meta tags e qual a importância delas para o SEO, além de estar mais informado sobre como utilizá-las em seu site.

Esperamos que essas informações tenham lhe ajudado, até a próxima!

Deyvison Leandro

Deyvison Leandro

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Outros artigos

Otimizado por Lucas Ferraz.